quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Vigília de Oração de dia 4 de janeiro de 2013


Muitos perguntam o porquê de uma vigília. Porquê hoje?
Por tudo. Por nada.
Afinal de contas, será preciso termos um motivo que se explique para nos juntarmos a rezar?
O motivo maior é o Amor! O Amor de Deus por cada um de nós que trouxe ao mundo o Seu Filho para nos salvar.

"No fundo, nós habitualmente pensamos que as coisas ou estão longe ou estão perto, ou são grandes ou são pequenas, ou são fortes ou são fracas. Mas Deus é diferente. Parece que troca o ou pelo e. Ele está longe e está perto, é grande e é pequeno, é muito forte e muito fraco, tudo ao mesmo tempo e de uma maneira única que é só sua.
Talvez Deus tenha ficado assim por ser pessoalmente tão exagerado no amor. Porque, enquanto nós temos amor, Ele é amor. E isto faz toda a diferença! faz ter comportamentos difíceis de entender. Se nós pensamos que Deus ou é Deus ou é homem, não O conseguimos entender. Nem damos por Ele, caso nasça nalguma gruta desta terra e tenha de aprender a andar e a falar como qualquer homem."
P.e Nuno Tovar de Lemos

As tentações do Amor
"Aparência Humana?! Essa é a primeira tentação dos homens, a tentação do "dar-se-sem-se-dar", brincar ao amor sem se comprometer. Tocar sem se deixar afetar, sem perder as suas seguranças. Amar é deixar que a carga do outro passe para nós. Uma espécie de transferência. Quando amamos tornamo-nos frágeis. Então achamos mais fácil guardar sempre uma certa distância cada vez que amamos, de modo a nunca corrermos o risco de sermos afetados."
P.e Nuno Tovar de Lemos

Cântico
Nada nos separará
Nada nos separará
Nada nos separará
Do amor de Deus! (Bis)

"Esta é precisamente a segunda tentação dos homens que se esforçam por seguir o bem. A tentação do" fazer-coisas-em-vez-de-estar". Pensam que o amor se pode trocar por fazer coisas, não entendem que consiste sobretudo em estar presente. Dizem uns aos outros: "Dei-te uma hora do meu tempo, vês como te amo?" ou: "Canto os cânticos da tua cultura, vês como te amo?", ou: "Visto-me como tu te vestes e sorrio quando tu passas, vês como te amo?" Mas o amor não consiste em horas, nem em cânticos, nem em roupas, nem em sorrisos, nem em nada que se possa fazer por fora. O amor consiste em dar-se a si mesmo e para isso é preciso ter tempo para estar com o outro, ter tempo para simplesmente estar."
 P.e Nuno Tovar de Lemos
Cântico
Pai eu Te adoro
Te ofereço a minha vida
Como eu Te amo

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Ainda que eu fale a língua dos anjos e dos homens, se não tiver amor, sou como o bronze que ressoa ou como o címbalo que tine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que possua a fé em plenitude, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada sou.
Ainda que distribua todos os meus bens em esmolas e entregue o meu corpo a fim de ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.
O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não se ufana, não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal, não se alegra com a justiça, mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca acabará.
As profecias desaparecerão, as línguas cessarão e a ciência findará, porque a nossa ciência é imperfeita.
Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito será abolido.
No tempo em que eu era criança, falava como criança, raciocinava como criança; mas, quando me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
Hoje vemos, como por um espelho, de maneira confusa, mas então veremos face a face.
Hoje conheço de maneira imperfeita: então, conhecerei exactamente, como também sou conhecido.
Agora subsistem estas três: a fé, a esperança e o amor;
Mas a maior delas é o amor.


Confiarei, nessa voz que não se impõe,
Mas que oiço bem cá dentro no silêncio a segredar.
Confiarei, ainda que mil outras vozes
Corram muito mais velozes para me fazer parar.
E avançarei, avançarei no meu caminho
Agora eu sei que Tu comigo vens também
Onde fores, aí estarei, sem medo avançarei.
O Senhor é meu pastor,
Sei que nada temerei
Ele guia o meu andar
Sem medo avançarei (bis)
Do Evangelho de São João
No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a Vida. E a vida era a luz dos homens. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem.
O Verbo fez-se carne e habitou entre nós. Nós vimos a Sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade.

Cântico:
Nada nos separará
Nada nos separará
Nada nos separará
Do amor de Deus! (Bis)

Silêncio
"A terceira tentação dos homens no que diz respeito ao amor, é a de "dar-a-mão-sem-se-baixar". Pensar que se pode amar sem se baixar, sem ficar a perder. E então dizem coisas como: "Amo-te mas não digas a ninguém. A minha imagem ficaria estragada." Ou: "Deixa-me fazer-te o bem mas não me obrigues a ir a tua casa, não me sinto bem nesse tipo de bairros." Mas amar é aceitar chegar a perder para que o outro fique a ganhar. Amar é quebrar a linha que nos mantém sempre por cima na nossa autossuficiência."
 P.e Nuno Tovar de Lemos
Cântico
Esta sede de Te encontrar em mim
de correr p’ra Ti, de estar junto de Ti.
Guias pelos vales o decurso do meu rio,
única razão és Tu, único sustento, Tu,
a minha vida existe porque existes Tu.
Tudo gira à Tua volta em função de Ti;
não importa quando, onde e o porquê.
Oração de intercessão e Louvor
Jesus, Filho de Deus, queremos hoje agradecer o Teu amor por nós. Ajuda-nos a ter fé e esperança para continuarmos a caminhar.

Permanece junto de mim, ora e vigia! Ora e vigia! (Bis)

Jesus, faz crescer em nossos corações a vontade de nos darmos gratuitamente aos outros.

Permanece junto de mim, ora e vigia! Ora e vigia! (Bis)

Jesus, pedimos-te que continues a dar força, coragem e esperança a todos os nossos amigos que, pelos mais diversos motivos, precisam da nossa oração.

Permanece junto de mim, ora e vigia! Ora e vigia! (Bis)

 (Partilha – se alguém entender que deve colocar nesta partilha os seus pedidos/agradecimentos, pode fazê-lo)

Cântico
Senhor, sois o meu Deus,
Desde a aurora vos busco,
Em minh’alma suspiro por Vós 
Minh’alma tem sede de vós 
Como terra sem água
Eu quero contemplar
Vosso amor, vossa glória
Visitar vosso templo e cantar
Minh’alma tem sede de vós
Como terra sem ...
Água 
Vossa graça vale mais do que a vida 
Água
A vida inteira não chega
para Vos bendizer,
A vida inteira não chega para amar

Pai Nosso

"É esta a quarta tentação: dar-para-se-preencher. É verdade que todo o amor enriquece quem o dá. Mas é também verdade que amar é querer o bem do outro e não o nosso. Sem isto não há amor. Como sabem, os homens têm toda a espécie de carências, sobretudo afetivas. Quando por vezes fogem de as enfrentar procuram uma pessoa para tapar os seus buracos. E chamam-lhe amor. Dizem coisas estranhas como 'preciso de ti para ser feliz', 'sem ti não seria ninguém' e 'não posso viver sem ti'. Ainda não entenderam nada. O amor é como uma ponte e cada pilar tem de estar bem assente por si próprio na sua própria margem. Buscar o apoio do pilar na própria ponte é meio caminho para tudo se desmoronar. O amor é gratuito. Só pode amar quem aceita viver a sua própria solidão e sabe que não precisa do outro para sobreviver. A solidão não é o contrário do amor - como os homens muitas vezes pensam -, é o alicerce escondido."
P.e Nuno Tovar de Lemos
Cântico final
Sei Senhor, que na vida, 
Nem sempre temos tudo, tudo dado!
Por isso, aqui estou, 
Pronto para ser, ser ajudado.

Senhor, a Ti me entrego
Com todo o coração,
Eu nunca fui tão sincero,
Não sei mais o que fazer!
Sem ti, eu não sei viver,
Ouve a minha oração,
Senhor, dá-me a tua mão.


Sei senhor, que não posso
Ter tudo o que quero, 
Ou que gosto.
Por isso, peço-Te a Ti
Que me leves sempre, sempre contigo.


A Graça de Ser
O que Te peço. Senhor, é a graça de ser.
Não te peço mapas, peço-te caminhos
O gosto dos caminhos recomeçados,
Com as suas surpresas, as suas mudanças, a sua beleza.
Não Te peço coisas para segurar,
Mas que as minhas mãos vazias
Se entusiasmem na construção da vida.
Não Te peço que pares o tempo na minha imagem predileta,
Mas que ensines os meus olhos a encarar cada tempo
Como uma nova oportunidade.
Afasta de mim as palavras,
Que servem apenas para evocar cansaços, desânimos, distâncias.
Que eu não pense saber já tudo acerca de mim e dos outros.
Mesmo quando eu não posso ou quando não tenho,
Sei que posso ser… Ser simplesmente.
É isso que te peço, Senhor:
A graça de ser de novo.
P.e Tolentino Mendonça

1 comentário:

  1. Nem tudo tem que ter uma razão de ser. Parabéns pela iniciativa. Sofia Santos

    ResponderEliminar