terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cativar...quer dizer o quê?

"- Ando à procura de amigos. - disse o Principezinho. Cativar quer dizer o quê?
- É uma coisa que toda a gente se esqueceu. - disse a raposa. - Quer dizer "criar laços"...
- Criar laços?
-Sim, criar laços - disse a raposa. - Por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma rapo igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E u também passo a ser única no mundo para ti... Se time cativares, a minha vida fica cheia de sol. Fico a conhecer uns passos diferentes de todos os outros passos. 
-Se faz favor.... Cativa-me! - pediu.
-eu bem gostava. - respondeu o Principezinho, - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...
-Só conhecemos o que cativamos... Os homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram as coisas já feitas aos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres ser amigo, cativa-me!"

Antoine de Saint-Exupéry
O Principezinho

Sem comentários:

Enviar um comentário